Este post é muito antigo. Algumas informações podem estar desatualizadas.
O que parece simples para muitos experientes no Transformice pode ser complicado para quem começou à pouco no jogo: fazer mapas. Neste artigo, listarei pra que serve cada função do Map editor!
O ideal é ter o projeto do mapa já na cabeça (ou no papel mesmo) e, no editor, começar um mapa legal.
Para começar é só se logar no Transformice e clicar em “Menu” e depois em “Map Editor”. Primeiro vamos listar a função de cada opção de todo o Map Editor.
As opções do editor são fáceis de se usar. Vou listar as funções do primeiro menu visto ao acessar o ‘Map Editor’, que são:
- Selector = Usar o mouse para mover os objetos e usar a ‘rodinha’ do mouse para girá-los
- Grounds = Ao clicar sobre a opção são listadas as ‘paredes’ disponíveis para se usar no novo mapa
- Mice stuff = Ao clicar sobre a opção é possível se colocar a toca, queijo e onde shaman e os demais ratos vão iniciar no mapa
- Shaman objects = Nessa lista estão quase todos os itens do shaman, que podem ser usados no mapa
- Map settings = Aqui é possível modificar a gravidade, adicionar algumas “dificuldades” ao novo mapa, como o modo noite, colisão e a opção de “parceiragem” – Soul Mate - (no qual você inicia o mapa com um rato “grudado” em você, o que dificulta ainda mais)
- Save/Load/Test = Aqui você pode salvar (copiando o código do mesmo à área de transferências), validar o mapa e carregar um já validado – porém, é cobrado 20 queijos
Aqui você usa o mouse como “controlador” de todos os itens, ao clicar sobre um você pode alterar os parâmetros do mesmo, como altura, largura, comprimento, massa, fricção e muito mais.
Grounds
Na opção grounds você pode usar todo tipo de paredes no seu novo mapa. Lembrando que cada parede tem seu aspecto e efeito. Que vamos listar abaixo:
- Normal Ground = É a parede e chão normal, no qual você pode pisar, pular e é a única (fora o Chocolate ground) que possibilita se fazer WallJump
- Ice ground = É a parede mais ‘chata’, por que não se possibilita fazer o WallJump e escorrega, podendo fazer muitos desatentos virarem “bolhas”
- Trampoline ground = É o chão mais salvador, pois se pode passar os obstáculos facilmente após pular nela, que parece um trampolim
- Lava ground = Essa parede é a mais devastadora, por que mata qualquer um que não conhece-la, ao pisar nela o rato é arremessado e morre, a não ser que use um dos truques atribuídos a ela para conseguir pular e sobreviver
- Chocolate ground = É a mais fácil, qualquer um pode escalar ela, o que facilita ainda mais à chegada ao queijo. Tem um porém: após pegá-lo, você deve pular para conseguir se locomover ou vai ficar “atolado”
Aqui você pode usar os elementos mais importantes – e necessários – nos mapas: a toca, queijo e onde o shaman e demais ratos vão iniciar o mesmo.
- Mouse hole = Toca
- Cheese = Queijo (claro)
- Mice spawn = Onde os ratos iniciam a fase/mapa
- Shaman spawn = Coloque onde o shaman irá iniciar a fase/mapa
Aqui são encontrados os itens do shaman, você pode aplica-los em qualquer parte do mapa. Acima um exemplo de mapa simples feito apenas de big e littles boards e a adição do red nail para fixa-los.
- Ball ^_^ = Bola
- Ballon = Balão
- Rune = Espécie de “força” que faz objetos móveis voarem ou irem para um lado específico
- Little box = Caixa pequena
- Big box = Caixa grande
- Anvil = Bigorna
- Little board = Madeira pequena
- Big board = Madeira grande
- Trampoline = Trampolim (tem o mesmo efeito do ground de mesmo nome)
- Red nail = “Bolinha” que faz os objetos ficarem fixos em um local
- Green nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro, porém ficam móveis e giram
- Yellow nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro e fixa-os, mas, se não fixada com a red nail, pode se mover e cair, se for o caso
- Green motors = Um tipo de mecanismo que gira objetos presos a ele
- Red motors = Também gira os objetos a ele só que os fixa em um local (ao contrário do Green motor)
Aqui você configura algumas definições do mapa, muda a gravidade e o vento!
- Gravity = Quando maior o número o rato vai cair mais rápido e quando menor ele vai ficar mais leve e voar mais facilmente
- Wind = Aqui você coloca vento no mapa, o que pode deixá-lo mais difícil e divertido
- Night = Após marcada, adiciona o modo noite ao mapa, o que o deixa ainda mais difícil
- Collision = Deixa os ratos se colidirem ou subirem um no outro
- Soul mate = Opção de “parceiragem”, no qual o rato fica com outro como compahia (preso a ele)
Aqui, após criar o mapa, você o testa, valida ou revê um mapa já feito. Dica: após fazer um mapa, você deve salvar o número que é atribuido a ele (após um @) e colá-lo acima de “Load”.
- Validate this map = Ao clicar sobre o botão você o usa e deve pegar o queijo e entrar na toca sem morrer para poder validá-lo
- Copy map to clipboard = Copia o código do mapa atual para a área de transferência, ideal para quem deseja continuar com a ‘produção’ depois
- Export the map (20 cheese) = Após validar o mapa, clique sobre este botão, serão cobrados 20 queijos a cada validação (antes eram 50…)
- Load = Aqui você revê os mapas feitos ou cola o código de um ainda não validado, cole-o na caixa e clique em “Load”.
Agora que você já sabe para que serve cada função, corra e faça um mapa espetacular e, quem sabe, ele não será o próximo permanente!
Um abraço e bom jogo, Joaomanoel.
Lembre-se: com a tradução, os menus mudaram de nome para português do Brasil, portanto, pela localização deles você já pode saber onde se encontra cada menu e função. Em breve atualizaremos o post para PT-BR. Obrigado.
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Comments by IntenseDebate
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Como fazer um mapa
2010-09-23T09:46:00-07:00
João
Map Editor|
kissielovetfm 57p · 666 semanas atrás