Minidicionário do TFM- Mito

Postado por em 25/05/2012 Comments

dicionario

Estarei começando uma nova série de artigos que acabarão com qualquer dúvida sobre os termos mais usados no Transformice, principalmente na comunidade brasileira. Trata-se do Minidicionário do TFM. Em cada artigo estarei explicando um termo bastante usado no jogo. O termo escolhido dessa semana é "mito". Vamos lá?

 

A primeira vista, se pensarmos o que significa, pensamos logo em lenda, história, pois se trata de uma coisa parecida. Com uma rápida procura no Google, você nota que há diferença entre mito e lenda.

"Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura."

"Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado."

Fonte infoescola.com

deuses-da-mitologia-grega-14

Ou seja, "mito" vem de "mitologia", que trata-se de histórias criadas para explicar aquilo que realmente acontece, pois os povos da época não compreendiam. Pode-se notar que usam de símbolos, que são deuses, heróis e outras criaturas.

Mas e no Transformice? O que tem a ver?

Desde os tempos que não tinha servidor BR, os jogadores de salas como ejef e cartolafc começaram a utilizar de termos como "mito" ou "mitar". Que tratava-se de fazer algo realmente difícil, como passar o mapa 10, 12, 40 sem a ajuda do shaman.

Mito: aquele que faz algo difícil

Mitar: o ato de fazer algo difícil

Por ser um verbo, também falam "ele mitou", "eu mitei", etc.

Foi criado até uma tradução do título <<Quick Silver>> para os brasileiros. Se tornou <<Mito>>, mas depois foi alterado para <<O Mito>>.

Quick Silver é legal, mas o que realmente quer dizer? Traduzindo Quicksilver para português, temos Mercúrio. Isso mesmo, o nome do personagem do X-Men foi traduzido literalmente, pois o nome original dele era Quicksilver.

Quicksilver-x-men-evolution-283074_525_459

Hoje em dia, quem não conhece a história do termo "mito" entrar no Transformice confunde muito com o ato de conseguir entrar na toca em primeiro, quando na verdade é "fazer algo difícil".

Uma situação que ocorre muito no mapa 0: "sp mitos"

Na verdade, quem tem a ajuda do Shaman não irá mitar, pois para mitar, não pode ter a ajuda do Shaman.

catsNo começo, isso foi levado tão a sério, que os jogadores tiveram a ideia de criar uma nova modalidade de mapas: os mapas mitos, que hoje em dia são os bootcamps, mapas que abusavam de técnicas difíceis na época. Como na época não existia nenhum recurso no jogo para catalogar os tais mapas, os moderadores fixavam eles para não serem deletados (no tempo, mapa deletado era deletado mesmo). Depois de um tempo, os moderadores criaram a sala "mitos", onde tinha um bot que rodava os mapas mitos. O bot ficava repetindo o mapa até alguém conseguir ou se a maioria votasse para pular. Ou seja, quem completava um mapa daqueles "mitava" o mapa.

O sucesso dos mapas mitos foi tão grande, que os administradores criaram as salas bootcamp (que significa campo de treinamento) para colocar os tais mapas lá e permitir que os jogadores treinem nos mapas por conta própria. O termo "mitar" continua até hoje em bootcamps.


Espero que tenham gostado do artigo. Quem sabe virá mais desses?