Como fazer um mapa

Postado por em 23/09/2010 Comments
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transformice (1)
O que parece simples para muitos experientes no Transformice pode ser complicado para quem começou à pouco no jogo: fazer mapas. Neste artigo, listarei pra que serve cada função do Map editor!
O ideal é ter o projeto do mapa já na cabeça (ou no papel mesmo) e, no editor, começar um mapa legal.
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Para começar é só se logar no Transformice e clicar em “Menu” e depois em “Map Editor”. Primeiro vamos listar a função de cada opção de todo o Map Editor.
map
As opções do editor são fáceis de se usar. Vou listar as funções do primeiro menu visto ao acessar o ‘Map Editor’, que são:
  • Selector = Usar o mouse para mover os objetos e usar a ‘rodinha’ do mouse para girá-los
  • Grounds = Ao clicar sobre a opção são listadas as ‘paredes’ disponíveis para se usar no novo mapa
  • Mice stuff = Ao clicar sobre a opção é possível se colocar a toca, queijo e onde shaman e os demais ratos vão iniciar no mapa
  • Shaman objects = Nessa lista estão quase todos os itens do shaman, que podem ser usados no mapa
  • Map settings = Aqui é possível modificar a gravidade, adicionar algumas “dificuldades” ao novo mapa, como o modo noite, colisão e a opção de “parceiragem” – Soul Mate - (no qual você inicia o mapa com um rato “grudado” em você, o que dificulta ainda mais)
  • Save/Load/Test = Aqui você pode salvar (copiando o código do mesmo à área de transferências), validar o mapa e carregar um já validado – porém, é cobrado 20 queijos
Selector

Aqui você usa o mouse como “controlador” de todos os itens, ao clicar sobre um você pode alterar os parâmetros do mesmo, como altura, largura, comprimento, massa, fricção e muito mais.
Grounds
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Na opção grounds você pode usar todo tipo de paredes no seu novo mapa. Lembrando que cada parede tem seu aspecto e efeito. Que vamos listar abaixo:
  • Normal Ground = É a parede e chão normal, no qual você pode pisar, pular e é a única (fora o Chocolate ground) que possibilita se fazer WallJump
  • Ice ground = É a parede mais ‘chata’, por que não se possibilita fazer o WallJump e escorrega, podendo fazer muitos desatentos virarem “bolhas”
  • Trampoline ground = É o chão mais salvador, pois se pode passar os obstáculos facilmente após pular nela, que parece um trampolim
  • Lava ground = Essa parede é a mais devastadora, por que mata qualquer um que não conhece-la, ao pisar nela o rato é arremessado e morre, a não ser que use um dos truques atribuídos a ela para conseguir pular e sobreviver
  • Chocolate ground = É a mais fácil, qualquer um pode escalar ela, o que facilita ainda mais à chegada ao queijo. Tem um porém: após pegá-lo, você deve pular para conseguir se locomover ou vai ficar “atolado”
Mice stuff
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Aqui você pode usar os elementos mais importantes – e necessários – nos mapas: a toca, queijo e onde o shaman e demais ratos vão iniciar o mesmo.
  • Mouse hole = Toca
  • Cheese = Queijo (claro)
  • Mice spawn = Onde os ratos iniciam a fase/mapa
  • Shaman spawn = Coloque onde o shaman irá iniciar a fase/mapa
Shaman objects
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Aqui são encontrados os itens do shaman, você pode aplica-los em qualquer parte do mapa. Acima um exemplo de mapa simples feito apenas de big e littles boards e a adição do red nail para fixa-los.
  • Ball ^_^ = Bola
  • Ballon = Balão
  • Rune = Espécie de “força” que faz objetos móveis voarem ou irem para um lado específico
  • Little box = Caixa pequena
  • Big box = Caixa grande
  • Anvil = Bigorna
  • Little board = Madeira pequena
  • Big board = Madeira grande
  • Trampoline = Trampolim (tem o mesmo efeito do ground de mesmo nome)
  • Red nail = “Bolinha” que faz os objetos ficarem fixos em um local
  • Green nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro, porém ficam móveis e giram
  • Yellow nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro e fixa-os, mas, se não fixada com a red nail, pode se mover e cair, se for o caso
  • Green motors = Um tipo de mecanismo que gira objetos presos a ele
  • Red motors = Também gira os objetos a ele só que os fixa em um local (ao contrário do Green motor)
Map Settings
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Aqui você configura algumas definições do mapa, muda a gravidade e o vento!
  • Gravity = Quando maior o número o rato vai cair mais rápido e quando menor ele vai ficar mais leve e voar mais facilmente
  • Wind = Aqui você coloca vento no mapa, o que pode deixá-lo mais difícil e divertido
  • Night = Após marcada, adiciona o modo noite ao mapa, o que o deixa ainda mais difícil
  • Collision = Deixa os ratos se colidirem ou subirem um no outro
  • Soul mate = Opção de “parceiragem”, no qual o rato fica com outro como compahia (preso a ele)
Save / Load / Test
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Aqui, após criar o mapa, você o testa, valida ou revê um mapa já feito. Dica: após fazer um mapa, você deve salvar o número que é atribuido a ele (após um @) e colá-lo acima de “Load”.
  • Validate this map = Ao clicar sobre o botão você o usa e deve pegar o queijo e entrar na toca sem morrer para poder validá-lo
  • Copy map to clipboard = Copia o código do mapa atual para a área de transferência, ideal para quem deseja continuar com a ‘produção’ depois
  • Export the map (20 cheese) = Após validar o mapa, clique sobre este botão, serão cobrados 20 queijos a cada validação (antes eram 50…)
  • Load = Aqui você revê os mapas feitos ou cola o código de um ainda não validado, cole-o na caixa e clique em “Load”.
Outras informações do Map editor e recomendações: só é possível usar 20 grounds e 30 objetos; faça mapas difíceis e desafiadores, mas não impossíveis e sem noção, pois você gastará 20 queijos. Não quer gastá-los à toa, né?; os mapas recebem uma votação por quem joga, para continuar no jogo ele deve ter, pelo menos, 50% de votos; para um mapa ser permanente (aquele que fica com um queijo e com o nome do autor em amarelo no topo do jogo) não é só preciso muitos votos, é necessário que os administradores no Transformice gostem dele também; não gostou do mapa? não apague os itens um por um, clique em “Reset” e limpe tudo; cansou de fazer mapas? clique em “Exit” para sair do Map editor. Para saber mais informações úteis e novidades sobre o Transformice acompanhe a parte “Informações úteis” na sidebar e fique ligado nas atualizações do blog! Em breve dicas de armadilhas, paredes invisíveis e muito mais a respeito da edição e criação de mapas.
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Agora que você já sabe para que serve cada função, corra e faça um mapa espetacular e, quem sabe, ele não será o próximo permanente!
Um abraço e bom jogo, Joaomanoel.
Lembre-se: com a tradução, os menus mudaram de nome para português do Brasil, portanto, pela localização deles você já pode saber onde se encontra cada menu e função. Em breve atualizaremos o post para PT-BR. Obrigado.